Fez história: BBC contrata primeiro apresentador com síndrome de Down

George Webster é o novo nome de sucesso da BBC. O novo integrante é a primeira pessoa com síndrome de Down a apresentar um programa infantil da mídia britânica, que fez história ao mostrar, na prática, a importância da representatividade dentro da televisão. Longe de demonstrar sinais de capacitismo (capacitismo é a ideia de que pessoas com deficiência são inferiores àquelas sem deficiência, tratadas como anormais, até mesmo especiais em comparação com um referencial definido como perfeito), nenhuma menção foi feita sobre a condição de Webster. Ele foi apresentado simplesmente como mais um adulto sorridente, vestido com roupas coloridas e conversando com Dodge, o cachorro. O programa se chama CBeebies.
Aos 21 anos, o fato do jovem não ter recebido nenhum tratamento especial tornou tudo mais importante para muitos pais que assistiam em casa. De princípio, George foi contratado como apresentador convidado, mas a euforia dos espectadores foi tanta que a rede optou por um vínculo integral.
Nas redes sociais, os pais, que também se sentiram representados, deram o feedback positivo sobre o programa: “CBeebies, você deixou a mãe de um menino como o George muito feliz”, tuitou Karen Taylor. O pai de uma menina com Down também comentou: “Vai George!!! Estamos muito animados em ver você”.
“Meu filho tem autismo e se virou para mim e disse: ‘Gosto de George, papai’. Isso é tudo que você precisa saber. Obrigado CBeebies. Você fez uma coisa maravilhosa hoje”, afirmou outro pai.
