Giro Blog

Fundaj lança Semana da Música com programação virtual

Foto: Divulgação

A Fundação Joaquim Nabuco realiza a sua primeira Semana da Música, com atividades marcadas para o próximo fim de semana, 26 e 27 de novembro. A transmissão será pelo YouTube da Fundaj. 

A Fundaj trouxe importantes ações voltadas ao segmento musical durante o ano, entre palestras e debates que giram em torno das mais diversas formas de se pensar e fazer música. A fonoteca da Instituição, a maior do norte-nordeste, será tema da palestra de abertura, realizada por Renato Phaelante, um dos idealizadores do projeto, e Lino Madureira, chefe do Centro de Documentação da Fundaj. 

O acervo foi fundado em 1981 e conta com cerca de 16 mil discos de 78 rotações, 6 mil LPs, 3 mil fitas K7, 4 mil CDs, além de materiais como igualmente importantes como peças gráficas e encartes.

No mesmo dia da abertura, o ritmo pernambucano e carnavalesco será o centro da discussão no debate “A influência do frevo na identidade cultural do povo pernambucano”, com Ciema Mello, antropóloga do Museu do Homem do Nordeste e o historiador Leonardo Dantas, com mediação de José Teles, jornalista da área de cultura. Já no sábado, será realizado o debate Ensino e prática de música nas escolas, com mediação de Edna Silva, Coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste e participação dos educadores Bruno César (Tio Bruninho), Clenio Lima e José Amaro. A programação será encerrada com a apresentação do grupo musical Pife Urbano.

A Semana da Música acaba por celebrar um ano de importantes iniciativas da Fundaj para o cenário musical, incluindo o já citado Concurso Nordestino do Frevo, o encerramento de mais um ciclo no processo de digitalização da fonoteca, além da disponibilização virtual de materiais audiovisuais como o documentário a Poesia de Edgard Moraes. 

Confira a programação:

26 de novembro

  • 17h às 18hPalestra: A importância do acervo fonográfico da Fundaj para a memória da música pernambucana / Palestrante: Renato Phaelante – ex-coordenador da Fonoteca da Fundaj / Mediador: Lino Madureira – chefe do Centro de Documentação da Fundaj 
  • 18h15 às 19h15Debate: A influência do frevo na identidade cultural do povo pernambucanoDebatedores: Leonardo Dantas, historiador, Ciema Mello, antropóloga do Museu do Homem do Nordeste, e maestro Marco Cesar Mediador: José Teles, jornalista da área de cultura

(Diario de Pernambuco)

  • 27 de novembro

  • 10h às 11h Debate: Ensino e prática de música nas escolasDebatedores: Bruno César (Tio Bruninho), Clenio Lima e José Amaro, educadores musicais / Mediadora: Edna Silva – Coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste
  • 11h30 às 12h Apresentação de encerramento Pife Urbano

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post