Cinema da Fundação reabre com três salas nesta quinta (6)

As portas do Cinema da Fundação irão reabrir nesta quinta (6), com seus três locais operando simultaneamente pela primeira vez. Os interessados poderão frequentar a sala no Derby, no Museu, em Casa Forte; e a recém-inaugurada no Porto Digital. Neste primeiro mês de 2022, a programação contará com 12 filmes, entre eles, seis estreias e três clássicos.
O funcionamento do Cinema acontece de terça a domingo. Os ingressos da sala Derby e Museu só podem ser adquiridos presencialmente a partir de 1h antes das sessões. Já na sala Porto Digital, as vendas acontecem tanto presencial, quanto online, através da plataforma Sympla.
“Com três salas temos condições de oferecer uma diversidade maior de filmes, com obras de vários países, de vários gêneros, e com uma possibilidade de atingir um público ainda maior. Na verdade, estamos na contramão do que hoje vemos nas salas dos multiplex, onde não é possível ver mais do que dois ou três filmes diferentes em 10 salas. Só nesta semana, o Cinema da Fundação disponibiliza 12 filmes diferentes para o seu público, entre longas-metragens atuais e clássicos do cinema mundial”, afirma Ernesto Barros, curador do Cinema da Fundação.
>> PROGRAMAÇÃO
A programação da sala Museu, em Casa Forte, traz os filmes Yalda – Uma Noite de Perdão, do iraniano Massoud Bakhshi; o drama político Azor, do argentino Andreas Fontana; e o elogiado Ataque dos Cães, western da neozelandesa Jane Campion. O Sempre aos Domingos, tradicional sessão matinal de clássicos, é com o musical Amor, Sublime Amor (1961), Robert Wise e Jerome Robbins, vencedor de dez estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme.

Na sala Derby, serão quatro estreias: o japonês Roda do Destino, premiado no Festival de Berlim; o alemão Undine, de Christian Petzold e o sucesso da Netflix Não Olhe para Cima!, de Adam McKay; além da animação Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, de César Cabral, inspirada nos quadrinhos do cartunista Angelis. E ainda tem o Sábado à Tarde, com o clássico Conquista Sangrenta (1985), um dos primeiros filmes dirigidos pelo cineasta holandês Paul Verhoeven.

Na sala Porto, serão exibidos os filmes Marighella, estreia do ator Wagner Moura como diretor; Roda do Destino, do japonês Ryusuke Hamaguchi; além de A Noite do Fogo, dirigido pela mexicana Tatiana Huezo, com coprodução da produtora pernambucana Desvia. O longa-metragem teve sua edição de som concluída no Porto Digital, tendo recebido uma Menção Especial no Festival de Cannes e o Prêmio de Melhor Desenho de Som pela La Semaine Du Son.

Outra boa notícia é o lançamento de mais uma sessão especial de clássicos, a Domingo no Porto. Com entradas custando R$5 (preço único), será exibido o filme Carlitos em Desfile (1959), reunindo três médias-metragens de Charles Chaplin.
