Jovem Pan demite Adrilles Jorge após suposta saudação nazista

A Jovem Pan demitiu, nesta quarta-feira (9), o ex-BBB e comentarista político Adrilles Jorge após ele fazer um gesto apontado como saudação nazista durante uma participação no programa Opinião. O episódio aconteceu quando Adrilles comentava sobre o caso do apresentador Monark, que foi desligado do Flow Podcast após afirmar que partidos nazistas deveriam ser reconhecidos por lei.
Após falar da polêmica, Adrilles se despediu de sua participação no programa com um gesto que, rapidamente, foi comparado ao de Adolf Hitler. O movimento com a palma da mão para o alto foi considerado similar ao Sieg Heil, uma saudação nazista que em alemão significa “viva a vitória”.
A emissora confirmou a demissão do jornalista e repudiou a atitude em nota divulgada à imprensa. Confira:
“O Grupo Jovem Pan repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais.
No exercício diário de informar e esclarecer nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como símbolo de um erro da humanidade que não deve jamais ser repetido. Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões, respeitando os limites da lei, opiniões estas que não refletem as posições do Grupo Jovem Pan.”
Através das redes sociais, Adrilles Jorge se pronunciou. Ele alega que de forma alguma quis reproduzir um gesto criminoso. “Estou sendo cancelado desde ontem por um suposto gesto que foi interpretado de maneira deturpada, absurda e surreal como gesto de saudação nazista”, iniciou. “Qualquer pessoa minimante esclarecida e humanista é contra esse sistema opressor [nazismo]. que matou seis milhões de judeus. O sistema genocida mais cruel e mais desumano da história (…) Eu não fiz nada, sou anti-nazista por natureza. Por outro lado, posso até pedir desculpas a pessoas que tenham se enganado em relação ao meu gesto”, disse.
Ele também falou sobre sua demissão e agradeceu à emissora pela oportunidade de trabalho. “Fui demitido da jovem pan . Por dar um tchau deturpado por canceladores. Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito. Agradeço a jovem pan pela oportunidade e a todos os amigos que lá conquistei e que em mim confiam e apoiam”, escreveu em seu perfil oficial no Twitter.
