Giro Blog

Jornalista pernambucano promove oficinas de artes visuais para crianças e jovens de Nazaré da Mata

Foto: Divulgação

Aprovado no Prêmio Nacional Funarte Artes Visuais Periferias e Interiores, o projeto Nossa Cultura é idealizado e coordenado pelo jornalista e produtor cultural Salatiel Cícero e visa a atuação como uma política pública de combate à desigualdade socioespacial e problemáticas urbanas. As atividades serão liberadas a partir do próximo dia 15 de fevereiro, com oficinas artísticas e co-criativas para crianças, adolescentes e jovens do bairro do Alto da Santa e entorno, localizado em Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

O projeto é resultado de uma premiação nacional que envolveu mais de 600 projetos inscritos de todo o país e que selecionou apenas 16 projetos vencedores. Entre os campeões, o Projeto Nossa História, Nossa Cultura – a arte visual que nos inspira, educa e transforma ocupou a 8ª colocação. As oficinas se propõem a atuar como uma política pública de combate à desigualdade socioespacial e problemáticas urbanas, por meio de oficinas artísticas e co-criativas, nas quais crianças, adolescentes e jovens serão agentes sociais da construção de um novo olhar sobre a própria cultura, sustentabilidade e desenvolvimento social do bairro.  

O jornalista, produtor cultural e coordenador do projeto, Salatiel Cícero, de 31 anos, destaca a importância das oficinas para a comunidade. “Como jovem, negro, morador da perifeira, acredito que uma ação como essa é uma janela de oportunidades para vida de cada um dos participantes e também para o nosso bairro. Como  filho de uma dona de casa e cortador de cana, cresci na comunidade compreendendo as reais necessidades das quais as crianças e adolescentes daqui carecem: lazer, arte e diversão, por exemplo. Este projeto, sem dúvidas, é a realização de um sonho pra mim.”, afirma. 

>> O PROJETO

O projeto tem como objetivo capacitar cerca de 15 pessoas, incluindo pessoas com deficiência. Os encontros serão semanais, sempre às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na rua Manoel José de Andrade, bairro do Alto da Santa. O local conta com estrutura de acessibilidade e as oficinas vão contar com apoio de profissional tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As oficinas serão ministradas por um time de profissionais experientes. São eles: Josi Marinho (Oficina de marketing cultural); Renan Peixe (Oficina de fotografia); Elisete Maria (Oficina de artesanato); Adelson Boris (Oficina de grafite). Ao todo, serão 96 horas/aulas de capacitação.

Todos os participantes terão acesso a fardamento, bolsa, material pedagógico, certificado e lanches, gratuitamente. Para participar é preciso residir no bairro, ter entre 12 e 24 anos, e realizar inscrição por meio do site ( https://abre.ai/projetonossahistorianossacultura ), até domingo, 13 de fevereiro. O resultado será divulgado na segunda-feira (14), nas redes sociais e blog do projeto, na internet. Em virtude das atuais medidas sanitárias devido à pandemia do novo coronavirus, todos os participantes deverão apresentar o cartão de vacinação com o esquema vacinal completo e, além disso, serão disponibilizadas máscaras e álcool durante as atividades.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post