Giro Blog

Conhece o termo ‘gaslighting’? Saiba o que é e como evitar!

Créditos: Divulgação

Foi por meio de uma leitura, mais precisamente do romance Teto Para Dois, que nossa equipe se familiarizou com a palavra. Na trama, a protagonista sofre abusos psicológicos de seu antigo companheiro, que acabam acompanhando sua vida por um longo período. Gaslighting, que em sua tradução literal significa manipulação, nada mais é do que um termo para designar uma forma específica de pressão psicológica, geralmente sofrida por mulheres. Nela, a vítima é levada a acreditar que suas atitudes estão erradas e que ela é a grande culpada pelos mais diversos problemas que tomam conta de seus relacionamentos. O termo, ficou conhecido após o filme “Gaslight” – longa que retrata a história de um homem que quer se apropriar da fortuna de sua esposa, arquitetando uma forma de que ela seja tida por outros como fora de seu juízo normal. Na produção, a expressão faz referência às lâmpadas de gás da casa do casal, programadas pelo homem para desligarem e acenderem repetidamente, para tormento de sua companheira.

Comparando essa palavras com os exemplos do livro e do filme, fica mais fácil entender seu significado e o aplicar em situações reais. Gaslighting é basicamente o que acontece quando normalmente um homem tenta desestabilizar uma mulher, fazendo-a acreditar que é “louca”, “ruim da cabeça”, “frágil demais”, “burra”, “instável”, “histérica”, entre tantas outras características. Fragilizada, na maioria das vezes a vítima não consegue enxergar que está diante de uma situação de manipulação, por isso, as pessoas que a cercam – familiares e amigos – são fundamentais na hora de perceber esses indícios. Entretanto, é válido ressaltar ainda que essas vítimas precisam de acompanhamento profissional, para relatar suas dores e iniciar um processo para superar as feridas deixadas pelo abusador.

>> Vale a pena conferir

Citados no texto para exemplificar situações de gaslighting, tanto o livro TETO PARA DOIS, como o filme GASLIGHTING (disponível no Google Play), ficam aqui como uma indicação para quem quiser entender mais sobre o termo na prática!

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post