Allan Carlos lança “CarnaVeia”: show-espetáculo, EP e DVD digital

Cantor e compositor pernambucano apresenta sete novas canções carnavalescas autorais em seus canais. Diretamente do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, Allan Carlos lança o “CarnaVeia” neste domingo (20), às 19h15, em seu canal oficial no YouTube e nas plataformas digitais, com a apresentação de sete novas canções carnavalescas, todas autorais. O projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc 2, também vai ser transformado em EP, com lançamento nas plataformas digitais posteriormente, e DVD virtual. Natural de Recife e radicado em Jaboatão dos Guararapes, Allan gravou a live-show na cidade onde viveu com o objetivo de estimular a visitação local e o turismo ao principal cartão postal do município. A apresentação traz uma mistura com folclore, dança, artes cênicas populares, circenses e literatura. “O show foi gravado sem público, em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Igreja do Alto ou Igreja dos Montes Guararapes. O Parque Histórico Nacional dos Guararapes, por exemplo, foi o local onde nasceu a pátria brasileira”, destaca o artista.
Allan também traz em suas músicas elementos fundamentais como frevo de bloco, frevo canção, frevo instrumental, caboclinho e a música carnavalesca alternativa “guitarrada”. “Maior festa popular do Brasil, o Carnaval se reinventou com a tentativa de não deixar a tradição passar em branco, trocando as ruas por shows virtuais. O ‘CarnaVeia’ mantém a identidade cultural de um povo, renovando o cenário artístico, além de abrir um leque de possibilidades dentro da cultura do universo carnavalesco pernambucano”, ressalta Allan Carlos. Para movimentar a economia da cadeia produtiva cultural local, o “CarnaVeia” insere vários artistas representantes da cultura e tradição carnavalesca de Jaboatão: Eugênyo Rafael, apresentador do show com intervenções textuais e cênicas na performance da drag queen Thânya Tumulto; Maycon Douglas e Rauana Maria, passistas do projeto Frevo Circular fundado por Rennê Cabral, também coreógrafo e professor de danças populares; bailarina e coreógrafa Valéria Barros e bailarina Vanessa Gabrielle, ambas compõem o balé de Allan Carlos.
“Neste momento de ressignificação de sentimentos e emoções, a população atravessa mais um ano sem a realização, alegria e folia que o nosso carnaval multicultural transmite, mas que pode encontrar, neste show-espetáculo, o grito ‘CarnaVeia’ contido, pois a cultura carnavalesca pernambucana resiste e acontece em nós”.
Allan Carlos
