Giro Blog

Recife perde o empresário e engenheiro Austriclínio Borges Corte Real

O fundador da Construtora A. B. Corte Real faleceu na tarde de ontem (21). O velório de Austriclínio Borges Corte Real, que deixa a esposa, Peggy Corte Real, 4 filhos, 12 netos e 22 bisnetos, acontece nesta terça-feira(22), das 8h às 12h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Além do velório, também será realizada a cremação no local. Austriclínio sempre foi um engenheiro além do seu tempo e ocupou cargos importantes. Ele foi diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe); da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Além disso, ele também presidiu instituições como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE); o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/PE); a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe); e do Instituto de Previdência dos Servidores (Ipsep).

Por meio de uma rede social, Jorge Corte Real, um dos filhos de Austriclinio, prestou homenagem ao pai. “Hoje perdi a pessoa em que me inspirei por toda a minha vida, perdi o meu amigo, o meu conselheiro, o meu guia. Meu pai, que sempre foi o exemplo para todos os filhos, fundou a construtora A. B. Corte Real em 1956, com visão além do seu tempo. Ele nos deixou com a certeza de que seu legado será sempre honrado”, escreveu.

Já a Fiepe, expressou por meio de nota assinada pelo presidente Ricardo Essinger, o papel de Austriclinio no desenvolvimento econômico do Estado. “Lamentamos profundamente esta perda e destacamos que a sua trajetória sempre será lembrada e exaltada por toda nossa história. Em respeito a este momento, a Fiepe decreta três dias de luto oficial e se solidariza aos familiares neste momento de profunda tristeza”.

Armando Monteiro também registrou um voto de pesar: “Com grande pesar, tomamos conhecimento do falecimento do amigo Austriclínio Côrte Real. Além de pai de Jorge Côrte Real, ele foi um amigo de meu pai, e um grande exemplo de honradez e crença no trabalho produtivo, tendo se dedicado tanto às atividades privadas quanto ao setor público. Sem dúvida, uma grande perda para Pernambuco. Neste momento nos solidarizamos e abraçamos toda a sua família”.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post