Dias do Choro e do Jazz são comemorados com shows no Paço do Frevo

Neste sábado (23), às 17h, Dia Nacional do Choro, o Paço do Frevo recebe mais edição do projeto ‘Do Choro ao Frevo’, e, no domingo (24), às 16h, Dia Internacional do Jazz, o show do Mongiovi Trio.
Realizado no local desde 2016, o projeto tem como objetivo celebrar os gêneros musicais e colocá-los para conversar. Na pandemia, o Do Choro ao Frevo precisou ser adptado ao formato digital e, após esse hiato de apresentações presenciais, retorna com tudo neste fim de semana.
A direção musical é do instrumentista, chorista, frevista e professor maestro Marco César, referência em Pernambuco nos universos do Frevo e do Choro. Nesta edição, o grupo base do projeto, o Quarteto Chorado, formado por João Paulo (cavaco), Pepe (violão de 7 cordas), João Vitor (pandeiro) e Moacir Oliveira (surdos), recebe os convidados Julio César (acordeon), Kleiton Trajano (clarinete), Laís de Assis (viola), César Michiles (flauta), Luciano Magno (guitarra), Nilsinho Amarante (trombone) e Kelly Rosa (vocais). O repertório é composto por clássicos do Choro e do Frevo, além de canções autorais dos artistas participantes.
>> CHORO E JAZZ
Assim como aconteceu com o Frevo, o Choro pode receber o reconhecimento de Patrimônio Cultural do Brasil em breve. O registro foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pelo Clube do Choro de Brasília e pela Casa do Choro do Rio de Janeiro e está em processo de análise.
No domingo (24), quando se comemora o Dia Internacional do Jazz, o ritmo nascido nos Estados Unidos, com raízes na cultura afro-diaspórica, também encontra pontes com as raízes pernambucanas. Ocupando a Praça do Frevo (no terceiro andar do museu) e toda sua majestosa expografia, o Mongiovi Trio leva a música instrumental autoral de seus álbuns “Mongiovi Trio” (2020) e “Porto” (2015), além de executar clássicos do jazz e releituras do cancioneiro popular brasileiro. O trio é formado pelo produtor Angelo Mongiovi (guitarra), Miguel Mendes (baixo) e Rostan Junior (bateria). Como convidado, o show conta com o saxofonista Leonardo Pellegrim.
>> SERVIÇO
Do Choro ao Frevo
- Quando: 23 de abril (sábado)
- Horário: 17h
- Onde: Praça do Frevo – 3º andar do Paço do Frevo
- Acesso mediante a aquisição do ingresso para o museu
Dia Internacional do Jazz com show do Mongioni Trio
- Quando: 24 de abril (domingo)
- Horário: 17h
- Onde: Praça do Frevo – 3º andar do Paço do Frevo
- Acesso mediante a aquisição do ingresso para o museu
Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife – Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – entrada gratuita às terças-feiras
Obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.
>> AGENDAMENTO DE VISITAS IMEDIATAS
Com a melhoria dos índices da Covid-19 em Pernambuco, o Paço do Frevo retoma o agendamento das suas visitas mediadas no mês de abril. Grupo de visitantes vai conhecer o Paço do Frevo e suas exposições através da mediação do Educativo do Paço do Frevo. As pessoas são convidadas a se aproximar do Frevo, experienciar e construir saberes sobre o patrimônio, a cultura popular e diversos outros temas ligados a esses universos. As visitas mediadas podem ser feitas de terça a sexta e aos sábados, através deste link: https://forms.gle/Sir5E9Xxm3kJ719q6.
