Os três restaurantes do Recife entre os 100 melhores do Brasil da revista Exame

A revista Exame publicou nova edição do ranking dos 100 melhores restaurantes do Brasil. Recife tem três representantes na lista: o “Quina do Futuro”, do chef Andréa Saburó , “Voar”, do chef Pedro Godoy, em Boa Viagem, e o “São Pedro”, no Pátio de São Pedro, comandado pelo chef Thiago das Chagas. Os cinco primeiros colocados são, pela ordem, “A Casa do Porco” (São Paulo), Lasai e Oteque (Rio de Janeiro), “Origem” (Salvador) e “Mani (São Paulo)
Confiram os restaurantes do Recife
Taberna Japonesa Quina do Futuro
O sushiman André Saburó Matsumoto não se esquece de seus nove anos de idade, quando costumava dormir no extinto restaurante da família, o Le Buffet, no centro de Recife, sobre duas cadeiras e com uma toalha de mesa como cobertor – a mãe dele, enquanto isso, cuidava do caixa. Cenas parecidas se repetiram na Taberna Japonesa Quina do Futuro, o restaurante que sucedeu o Le Buffet e ao redor do qual Matsumoto cresceu. Em 1997, ele começou a atuar na cozinha e, em 2001, assumiu o comando da casa. Do balcão saem criações como tataki misto com lâminas de sashimi, molho aïoli com missô, chili e palha de alho poró (79,90 reais) e combinado de sushis veganos (84,90 reais).
Rua Xavier Marques, 134, Aflitos, Recife
http://www.quinadofuturo.com.br/
Voar
Inaugurado em 2022, já virou um dos mais queridinhos de Recife. O cardápio já diz a que veio com a seção que lista petiscos para comer com as mãos, a exemplo do camarão empanado na farinha de tapioca acompanhado de molho tarê de rapadura (90 reais). O pão de açaí cozido no vapor, outro acepipe imperdível, é incrementado com camarão frito empanado na tapioca, maionese com toque de jambu, molho de cupuaçu e castanha do Pará (45 reais). Bater o martelo no prato principal não é fácil. Duas escolhas certeiras: peixe branco grelhado na manteiga ao molho de coco (160 reais) e moqueca de frutos do mar (260 reais).
Rua Baltazar Pereira, 130, Boa Viagem, Recife
https://www.instagram.com/voarrestaurante
São Pedro
Comandado pelo chef Thiago das Chagas, é uma parada quase obrigatória nos passeios de sábado pela região do Pátio São Pedro, em Recife. Auto-definido como uma marisqueria pernambucana, serve pratos substanciosos como arroz de camarão (109,90 reais, para duas pessoas) e baião de dois de peixe (42,90 reais). A caldeirada do mar com legumes orgânicos (58,90 reais) é outro hit do cardápio, que também lista drinques autorais. O mameluco junta vodca, xarope cítrico e folhas de hortelã (25,50).
Pátio de São Pedro, casa 33, bairro de São José, Recife
