O cidadão e candidato Daniel Coelho

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.” A reflexão é de autoria de Mahatma Gandhi, um dos pensadores que mais influenciaram a trajetória pessoal e política do candidato do PSDB a prefeito do Recife, Daniel Coelho. O deputado estadual é o primeiro da série A nova cara do Recife, que o Blog João Alberto lança neste domingo sobre os oito postulantes à prefeitura da capital pernambucana. Esqueça a figura de paletó ou apresentada em comícios de campanha. Neste especial, o propósito é mostrar como eles são por trás disso, bem longe dos palanques…

Daniel Coelho e Rebeca - Crédito: Arquivo pessoal

Aos 33 anos, Daniel Coelho está no seu segundo casamento. Do atual relacionamento conjugal com a nutricionista Rebeca, casado há quatro anos, nasceu Lucas, de dois anos e meio, um dos maiores amores do político. Concilar a rotina de figura pública com a de pai e marido não deve ser fácil. Principalmente, em ano eleitoral. Mas Daniel se esforça para estar presente na vida de ambos. “O tempo é mais curto, mas faço ser de qualidade. Minha esposa me acompanha bastante nos eventos e demais atividades de campanha. Em algumas ocasiões, tenho até levado o meu filho”, contou.

Ao lado da esposa, candidato leva o filho, Lucas, para alguns eventos de campanha

Em apenas dois anos de vida, Lucas já “participou” de duas disputas eleitorais do pai. Há dois anos, o ex-vereador concorreu à vaga de deputado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e, neste ano, vive a primeira eleição majoritária da trajetória. “Como ainda era um neném, Rebeca e ele não podiam acompanhar como hoje”, frisou. Na fase atual, Daniel recorre à família. Pede aos parentes que se mantenham presente na vida do pequeno para amenizar a ausência paterna.

O prefeiturável com o filho, Lucas - Foto: Arquivo pessoal

Daniel sabe bem o que Lucas passa. Aos sete anos, acompanhou a candidatura do pai, João Coelho, a prefeito do Recife em 1985 – ficou em terceiro lugar. “Eu tenho esta memória. Temos que aprender a conviver com isso. A nossa profissão é diferente. Meu pai sempre conversou comigo e vou fazer o mesmo com Lucas.” Ainda sobre família, o prefeiturável faz questão de preparar os demais parentes para enfrentar a disputa. Afinal, tem consciência de que todos são constantemente abordados por cidadãos recifenses com questionamentos.

O candidato curtindo o filho, Lucas, quando era bebê - Crédito: Arquivo pessoal

Nos dias de folga, além de casas de familiares, os pais levam Lucas para passeios em contato com a natureza. “A gente mora em apartamento. Lucas gosta muito de praia e campo, assim como nós”, revela. Daniel adora viajar, mas não possui um lugar favorito. A satisfação do deputado está em conhecer locais, culturas e pessoas diferentes. Isso justifica o fato de já ter viajado para mais de 30 países. “Não simpatizo com o turismo convencional, de compras”, explicou.

Nas andanças pelo mundo, sempre busca se aprofundar sobre as experiências políticas do local. Formado em administração, ele viveu dois anos na Inglaterra, onde fez mestrado na área. Em relação aos estilos musicais prediletos, Daniel aprecia música popular brasileira e rock. Atualmente, Zeca Baleiro está no topo da playlist. Gosta dos filmes que não sejam comerciais, em especial o cinema brasileiro. Apesar do tempo curto, costuma ler quatro livros simultaneamente, com temáticas que variam entre geografia, filosofia e religião.

Author: admin

Compartilhe este post