A canja do Soparia

Nem vá de garfo, que sábado é dia de “sopa” no Clube Líbano. E ela ainda dá canja. O hiato de 12 anos não fez o público esquecer o gosto peculiar do antológico Soparia, extinto bar que funcionava no Polo Pina e agitava as noites do Recife entre 1992 e 2000. Para comemorar o marco de 20 anos de fundação, o Baile da Soparia já conta com “presenças” confirmadas: sofá vermelho, esculturas de cachorros, radiola de ficha, quadro da sereia e muito música – objetos característicos da decoração e, esse último, o principal “prato” que era oferecido no local.

Foto: Roger de Renor/Arquivo pessoal

Um momento para resgatar histórias inesquecíveis ocorridas no reduto da boemia e da música pernambucana. O espaço recebia um público tão eclético quanto a sua radiola de fichas e programação. A lista de artistas que se apresentaram no palco da Soparia é extensa. Para citar alguns, passaram Cordel do Fogo Encantado, Otto, Lula Côrtes, Alceu Valença, Mundo Livre S/A, Chico Science e Nação Zumbi, além das atrações do baile comemorativo deste sábado, Wander Wildner, Má Companhia, Maestro Edson Rodrigues e Sushi Band.

O produtor Roger de Renor com o quadro da sereia, um dos ítens da decoração - Foto: Roger de Renor/Arquivo pessoal

“Todo bar tem o seu tempo. Na década de 90, era o começo do celular. Não havia loja de conveniência, nem internet. A rede mudou radicalmente o estilo de eventos e bares da cidade”, comentou o ex-proprietário do bar, Roger de Renor, ao comparar a comunicação de hoje e também a atual facilidade da compra de produtos, como comida ou bebida – fato bem diferente no período do bar.

A parede da Soparia - Foto: Roger de Renor/Arquivo pessoal

O encerramento das atividades se deu pelo desgaste. Um deles foi porque os acontecimentos negativos da região – como consumo e venda de drogas – eram atribuídos ao local. Além disso, a violência do bairro fez Roger fechar as portas e investir em outro bar no Bairro do Recife, o Pina de Copacabana.

No sábado, o agitador cultural não quer transformar em um revival dos anos 90. Roger pretende reunir os dois públicos. Sem caretice. Sem segmentação. “A impressão é que só os jovens saem para se divertir. O programa dos mais velhos se restringe aos restaurantes. Nós não temos um lugar para os dois grupos”, afirmou. Por isso, o slogan da festa resume bem: “Soparia 20 anos pra frente. Vá e leve sua tia”.

Veja vídeo onde Roger lembra os bons tempos do Soparia:

Imagens: Fernanda Guerra // Edição: Tatiana Sotero

Author: admin

Compartilhe este post