Vida do seu filho pode virar documentário

Maria Andrade se especializou em documentários de família. Crédito: Tanveer Badal / Divulgação

Maria Andrade se especializou em documentários de família. Crédito: Tanveer Badal / Divulgação

Imagine você, na maturidade, ver cenas suas de quando criança e ouvir seus pais falarem sobre o seu comportamento e o convívio com você nos primeiros anos de vida. A ideia foi colocada em prática pela jornalista e documentarista pernambucana, Maria Eduarda Andrade, de 31 anos. Há três, ela vem se dedicando a esta preciosa tarefa de documentar, em vídeo, situações cotidianas dos pais com seus filhos. O trabalho consiste em passar dois dias ao lado da família e registrar a rotina deles com o bebê ou a criança. “Não filmo nada que não seja do dia a dia deles, já que a proposta é dar ao futuro adulto um registro de como foi a sua infância”, contou ela ao blog.

Rotina da criança é registrada em vídeo. Crédito: Guilherme Maranhão

Rotina da criança é registrada em vídeo. Crédito: Guilherme Maranhão

O resultado é uma edição supercaprichada e emocionante, em torno de cinco minutos, com os momentos mais marcantes destes dois dias de filmagem, igual a estes que você confere abaixo:

Além da edição, Eduarda ainda fornece o material bruto organizado e editado para que a família possa ver e rever no futuro. A ideia do documentário familiar surgiu na temporada em que Eduarda viveu no exterior. Em Londres, fez mestrado em documentário na Universidade de Goldsmiths College e, em Nova York, conheceu empresas que faziam ensaios fotográficos com família e transpunham o material para vídeo. Daí surgiu a ideia de desenvolver algo mais trabalhado e caprichado.

Hoje, além de se dedicar a este tipo de produção, com procura grande por famílias do Sudeste do país, Eduarda também trabalha com filmagens de casamento e workshops de vídeo para os pequenos. Neste, ela reúne crianças entre 6 e 9 anos de idade para passar uma semana mergulhada no universo audiovisual. Os pequenos criam cenários, histórias e filmam seus próprios vídeos para depois ver o trabalho editado também em forma de documentário. A jornalista já se planeja para, nas próximas férias escolares, dar início a uma nova turminha e, claro, a gente irá contar por aqui.

Curso para adultos – Enquanto as férias não chegam, Eduarda se prepara para ministrar workshop para adultos que ensina como usar as câmeras HSRL para filmagens, que é o equipamento que ela usa atualmente para fazer as suas produções. Será nestas quarta e quinta-feira na Universidade Católica de Pernambuco.

Quer conferir o trabalho de Maria Andrade? Clique aqui.

Author: admin

Compartilhe este post