Entrevista com Constanza Pascolato

Por Thayse Boldrini

A consultora de moda Constanza Pascolato é uma referência quando o assunto é moda. Aos 74 anos, a italiana – radicada no Brasil desde os cinco – tem três livros publicados: Essencial: o que você precisa para saber viver com mais estilo, Como ser uma modelo de sucesso e Confidencial. Esta noite, ela veio ao Recife para autografar a re-edição do Essencial na loja Burberry do Shopping RioMar. Antes disso, conversou, por email, com o Blog João Alberto. Falou sobre estilo, as suas preferências no mundo da moda, o que pensa sobre as blogueiras, entre outros assuntos. Confira a entrevista na íntegra:

Constanza Pascolato autografa livro hoje, no Recife. Crédito: Fernanda Guerra / DP / D.A Press

Constanza Pascolato autografa livro hoje, no Recife. Crédito: Fernanda Guerra / DP / D.A Press

O que é necessário para definir um estilo pessoal?
Autoconhecimento, disponibilidade para o aprendizado, bom senso e muitas, muitas fotos que mostrem a sua imagem em 360 graus, algo que foi facilitado sobremaneira com a utilização de smartphones e das câmeras digitais. Com essas “ferramentas”, você começa a construir uma imagem sólida, que será só sua. E, a partir daí, aos poucos,  vai construir o seu estilo pessoal – que deve ser a expressão do seu caráter para transformar a mesmice e a banalidade da existência em uma obra original, divertida e interativa,  em constante movimento. Pode parecer complexo demais falando assim , mas o passo a passo está exatamente em O Essencial – O que Você Precisa Saber para Viver com Mais Estilo (Jaboticaba), que sistematizou essas informações práticas da moda e estilo nos anos de 1990 e que relançamos agora,  totalmente atualizado,  para continuar cumprindo sua função original.

Quais são as peças essenciais para atualizar um closet de uma mulher?
Depende muito da mulher, mas no livro, indico oito peças essenciais e alguns extras que fazem  a maior diferença. Na primeira lista, há, por exemplo, uma camisa branca e um jeans; nos extras, um belo top que pode ser um curinga, especialmente em regiões mais quentes como Recife. Mais importante do que as peças, entretanto, o que atualiza um closet é a maneira de usar o que você guarda nele.

O que você viu nas últimas semanas de moda brasileiras e acha que será forte fora das passarelas?
Acho que elas confirmam um mapa fashion muito rico e inspirador no país e, no final, agregam muito na geografia de um país continental. Se São Paulo mantém seu incontornável potencial urbano e industrial, o Rio traz o savoir faire no quesito life style.  Cada vez mais em evidência, Minas e o Nordeste tiram proveito de uma mão de obra primorosa, baseada na tradição da costura e do bordado para combiná-la com o know how e a expertise industrial.

Qual o principal conselho para quem gosta de seguir as tendências ditadas pela moda?
Respeite o seu DNA e não tente parecer outra pessoa como demonstração de que está em sintonia com o que, apesar da evidência nessa ou naquela estação, não lhe convém. O grande barato da moda e da infinidade de roupas e imagens propostas por ela é que tudo tem que ser usado para você criar as suas próprias regras, entender e adaptar seu comportamento e os seus valores para, mais que parecer, ser uma pessoal atual. Dá pra fazer isso de um jeito bem simples e prático.

Atualmente, o que considera In e Out nas tendências? O que Costanza Pascolato gosta de usar e o que nunca usaria?
In é entender que, na moda,  tudo é possível para valorizar o que você tem de melhor. Out é acreditar que essa divisão in e out ainda funciona. Mesmo achando que as minhas pernas estejam bem Ok para os 74 anos e meio que tenho, não tenho mais o hábito de usar saias. Nunca não é uma palavra que caiba no vocabulário de uma fashionista, que é uma pessoa apaixonada por moda.

Quem é o estilista brasileiro que está em alta hoje, em sua opinião?
Há vários nomes desenvolvendo trabalhos muito interessantes, de norte a sul do país, e alguns até fora do Brasil. Eles mobilizam estilos, objetivos e públicos diferentes  e não acho que dê para falar num único nome ou em  alguns nomes, já que não seria nada elegante deixar alguém de fora.

O que você acha que mudou na moda brasileira nos últimos tempos?
A organização de um calendário de desfiles e lançamentos que agora faz mais sentido para designers, consumidores e para indústria têxtil. Há  também a consciência de que, até por razões climáticas, o talento e vocação nacional para moda tem tudo a ver com uma maneira mais casual de se vestir.

O que você acha da influência das blogueiras de moda no cenário atual da moda?
Gosto muito de todo o movimento da sociedade em rede e da democratização da informação mais segmentada. A blogueira se joga com tanta firmeza nos temas que lhe interessam que  outras pessoas acabam se identificando com ela.  A equação é simples porque a audiência deseja exatamente o que a blogueria tem de sobra: segurança para escolhas e auto-estima fashion. Numa época on line, com a informação divulgada em tempo real, a blogueira também tem a velocidade e a voracidade da mídia contemporânea, com toda a sua violência e banalidade. Por isso, ela se transformou em personagem fundamental no processo de democratização da moda. Além disso,  tenho um carinho especial pelos diários virtuais por ser mãe de uma blogueira top, já que minha filha Consuelo, que vive na Itália, faz um trabalho da maior excelência no consueloblog.com, que, além de moda, trata de life style de um jeito singular e por isso faz o maior sucesso.

Como você avalia o momento atual das redes fast fashion no mercado de moda e o crescimento da busca de usuários por compras online?
Com a maior atenção e simpatia. As redes fast fashion são os lugares onde, de fato, a democratização da moda acontece porque  adaptam o desejo legítimo de viver e consumir moda à possibilidade financeira que cada um tem.  Sobre as compras online, é outra megacomodidade contemporânea. Acho tão bacana que hospedo meu site (www.costanzapascolato.com.br) exatamente num portal de compras, o www.shop2gether.com.br, que disponibiliza itens antes impensáveis para comprar a distância.

Bate-bola com Constanza Pascolato:

Uma celebridade que inspira:  Audrey Hepburn.
Uma frase: “Conheça primeiro quem você é, depois adorne-se de acordo.” (do filósofo grego Epiteto (aprox.55-135 d.C), citado na página 21 de O Essencial, que traz outras frases ilustres de autores de que gosto muito.
Uma cor: preto.
Uma peça: óculos escuros.
O que te irrita no universo da moda?  Não costumo me irritar facilmente, mas sou intolerante com falta de educação.
O que não pode faltar na sua bolsa? Um tablet e um smartphone.
Elegância:  Adequação + educação.
Estilo: É a expressão do seu caráter, o que transforma o que é banal em algo extraordinário, conforme dissemos anteriormente.

Author: Tatiana Sotero

Compartilhe este post