Caixa Cultural recebe mostra de animação japonesa

Caixa Cultural recebe mostra de animação japonesa

A arte das animações japonesas é o tema da mostra que a Caixa Cultural recebe de 2 a 13 de dezembro.Três diretores, em especial,terão seus trabalhos exibidos no evento, intitulado “O Universo de Miyazaki| Otomo| Kon”, uma referência aos nomes dos homenageados: Hayao Miyazaki (fundador do Studio Ghibli), Katsuhiro Otomo (do clássico “Akira”) e Satoshi Kon (“Paprika”). Na programação, filmes, exibidos a preços populares, curso,debate e oficina, essas três atividades com entrada franca.

Crédito: Reprodução Akira

Crédito: Reprodução Akira

A oficina, cujo tema é Mangá, terá três dias (de 4 a 6) de duração e será ministrada por Dilermano Santos. Em pauta, noções básicas sobre a narrativa no estilo nipônico, abordando os aspectos estéticos dos três diretores em destaque na mostra. Os alunos também vão produzir os seus próprios trabalhos. As inscrições devem ser feitas no site www.nuage.art.br.

Crédito: Reprodução Vidas ao Vento

Crédito: Reprodução Vidas ao Vento

Um dos diretores abordados na mostra será, também, alvo da temática do curso promovido. Em “O Universo de Hayao Miyazaki”, os alunos vão poder se aprofundar em alguns assuntos da área, seguindo quatro tópicos: “Cultura japonesa e mitologia na obra de Miyazaki”; “Miyazaki e suas metáforas”; “O Studio Ghibli e a indústria do anime”; e “Um velho mundo idealizado”. A duração das atividades é de quatro dias (de 3 a 6) e as inscrições devem ser feitas no site www.nuage.art.br/mok. O debate acontece no dia 2 de dezembro, às 19h45, e vem com o tema: “Miyazaki, Otomo, Kon – clássicos ou transgressores?”

Author: Gabriella Autran

Compartilhe este post