Uma noite de homenagens na Academia Pernambucana de Letras

O auditório Mauro Mota da Academia Pernambucana de Letras, APL, ficou cheio na última segunda-feira (26), para a cerimônia de entrega de títulos literários, diplomas de honra ao mérito, lançamento do site e comemoração dos 114 anos da local.  Uma mesa com nomes que marcaram a história da academia  foi formada no palco do local, entre os que estiveram presentes: Inês Correia, Margarida Cantarelli, Eros Domingues, Martha de Brito Alves, Márcia Souto Carvalho, Inês Cury, Amauri Medeiros e Fátima Quintas, presidente da APL.

Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

O início do evento foi marcado por uma homenagem ao jornalista José de Souza Alencar, conhecido como Alex, que morreu na última sexta-feira (23). Ele ocupava a cadeira de número 10 da Academia Pernambucana de Letras e recebeu as homenagens de seus companheiros. Em seguida foi a hora da entrega dos diplomas de honra ao mérito para as personalidades que marcaram a história da APL em 2014.

Joezil Barros, presidente dos Diários Associados, foi uma das personalidades que recebeu o diploma de honra ao mérito. Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Joezil Barros, presidente dos Diários Associados, foi uma das personalidades que recebeu o diploma de honra ao mérito.
Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Entre os nomes que receberam os diplomas de honra ao mérito está o presidente dos Diários Associados no  Nordeste, Joezil Barros. Ele recebeu seu título direto das mãos  de Fátima Quintas, presidente da APL. Outras personalidades do Estado foram agraciados com a honraria:  Marcos José Moura Dubeux, Raimundo da Fonte, Gerson de Aquino Lucena Júnior, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand, Jô Mazarollo, Gilton Lyra e Ivanildo Sampaio. Confira alguns cliques do evento.

Jô Mazzarolo, coordenadora de Jornalismo da Rede Globo Nordeste, recebendo seu título das mãos de Fátima Quintas.  Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Jô Mazzarolo, coordenadora de Jornalismo da Rede Globo Nordeste, recebendo seu título das mãos de Fátima Quintas.
Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Gilton Lyra recebendo seu diploma das mãos de Fátima Quintas.  Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Gilton Lyra recebendo seu diploma das mãos de Fátima Quintas.
Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

A noite também foi marcada pela entrega dos prêmios literários aos vencedores dos concursos promovidos pela APL, ao todo foram 12 títulos literários. Entre os vencedores estão Josias Teófilo, Djanira Silva, Marcio Renné, Maria Lúcia da Veiga Pessoa e Samuel de Souza Neto.

Josias Teófilo recebeu o título literário pelo seu livro 'O Cinema Sonhado'. Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Josias Teófilo recebeu o título literário pelo seu livro ‘O Cinema Sonhado’.
Créditos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Author: Taís Machado

Compartilhe este post