O 30º Carnaval do Maestro Spok, um dos homenageados do Carnaval do Recife

O 30º Carnaval do Maestro Spok, um dos homenageados do Carnaval do Recife

selo_carnaval2015
Se o nome Inaldo Cavalcanti de Albuquerque for falado, as pessoas não vão identificar de quem se trata. Agora, chame-o pelo apelido de Spok, que todo mundo sabe que está se referindo ao maestro de uma das orquestras de frevo mais conhecidas da atualidade. Ele nasceu em Igarassu e começou seu contato com os instrumentos musicais aos 13 anos, quando estudava na escola Polivalente de Abreu e Lima. Seu grupo de amigos era todo formado por meninos interessados pela música e foi graças a um desses colegas que começou a sua trajetória, inicialmente com uma flauta doce. Um ano depois, conheceu o saxofone e se apaixonou pelo instrumento. Quando completou 16 anos, o menino veio para o Recife e começou seus estudos no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife, onde estudou com o professor e Maestro Edson Rodrigues.

 Inaldo Cavalcanti de Albuquerque, mais conhecido como Maestro Spok, começou a tocar o saxofone com 14 anos. Em 2015 está comemorando o seu 30º Carnaval.  Créditos: Blenda Souto Maior/ DP/ D.A Press

Inaldo Cavalcanti de Albuquerque, mais conhecido como Maestro Spok, começou a tocar o saxofone com 14 anos. Em 2015 está comemorando o seu 30º Carnaval.
Créditos: Blenda Souto Maior/ DP/ D.A Press

Maestro conhecido no Brasil e no mundo, Spok recebeu em 2015 a honra de ser um dos homenageados do Carnaval do Recife, mas se engana quem pensa que ele aceitou de primeira. O artista não se sente à vontade com sua homenagem, pois acha que existem outras pessoas que mereciam ter seus trabalhos lembrados. ” Olhe, foi uma coisa que me deixou muito feliz, mas é uma honraria que não me deixa à vontade até hoje. Eu vejo tantos outros mestres que trabalham com frevo há muito mais tempo do que eu e que nunca receberam uma homenagem deste tipo. Eu achava que teriam muitos outros anos pela frente para me homenagearem pelo meu trabalho”, afirmou.

Para poder aceitar o convite, Spok precisou ser convencido pelo prefeito Geraldo Julio, que explicou o motivo de ter o escolhido para a homenagem. ” O prefeito me falou que a partir deste ano ele está com a ideia de homenagear uma tradição, o Clube Bola de Ouro, e uma nova geração. Fiquei feliz porque entrei na nova geração, me senti bem mais novo.  Depois dessa explicação, resolvi aceitar, mas é uma coisa que ainda me deixa desconfortável.”

Maestro Spok – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Maestro Spok – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O Carnaval este ano vai ter um sabor diferente para o homenageado. O momento mais esperado e pensado é a abertura oficial do evento, na sexta-feira, no Marco Zero. Spok resolveu que vai reunir as pessoas que fizeram e fazem parte da sua carreira musical para se apresentar junto a ele. Vão estar presentes alguns mestres e artistas convidados, como Almir Rouche, Alceu Valença, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Edu Lobo, Geraldo Azevedo, Fagner, Nena Queiroga e a Banda de Pau e Corda. O maestro também está preparando um momento que, para ele, será extremamente emocionante. Ele vai receber no palco os seus filhos Yure, Illana e Nilinho, e seus netos, Bento e Tomé, para tocarem uma música juntos.

SpokFrevo Orquestra. Crédito: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

SpokFrevo Orquestra.
Crédito: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

A Spok frevo orquestra terá uma agenda de carnaval lotada, mas não pense que eles vão ter folga assim que a festa de Momo acabar. É a folia terminando e toda a orquestra entrando no estúdio para gravar o terceiro disco da carreira, o Frevo Sanfonado, que vai reunir sanfoneiros de todo o país para gravar novas versões das canções de frevo. E por que sanfoneiros? Segundo o maestro, eles são compositores natos e merecem o destaque. A expectativa do maestro é que o disco seja lançado ainda este ano.  Outro trabalho que está sendo preparado para 2015 é o documentário sobre o Orquestrão, a maior orquestra de Frevo do mundo. As filmagens já começaram e ainda não existe data para ser lançado, porém, a história será formada por personagens que se dedicam para que exista a apresentação do Carnaval.

Maestro Spok está se preparando gravar mais um CD.  Créditos: Blenda Souto Maior/ DP/ D.A Press

Maestro Spok está se preparando gravar mais um CD.
Créditos: Blenda Souto Maior/ DP/ D.A Press

Em 10 segundos com o Maestro Spok:

1º instrumento que tocou
Flauta doce

1ª banda que tocou
Banda de Pau e Corda

1º CD lançado
Passo de Anjo

Projeto que mais marcou a carreira
Longa Sete Corações, que mostra os mestres vivos do Frevo

Personalidades com quem já trabalhou

Raimundo Fagner, Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sivuca, Naná Vasconcellos, Silvério Pessoa, André Rio, Almir Rouche, Marron Brasileiro e outros.

Momento mais esperado para o Carnaval 2015
Encontro musical com  seus filhos durante a abertura do Carnaval

Projetos Futuros
CD Frevo Sanfonado, que será gravado com sanfoneiros de todo o Brasil e o documentário da Maior Frevioca do mundo

Leia também:

A história por trás do Clube Bola de Ouro

Author: Taís Machado

Compartilhe este post