A Cidade Velha é patrimônio da humanidade

Cidade Velha: patrimônio da Humanidade

Cidade Velha: patrimônio da Humanidade

 

Uma das principais atrações turísticas da Cidade da Praia  é a Cidade Velha, a 15 quilômetros a oeste da Praia, na costa de Cabo Verde. Constitui-se na primeira cidade construída pelos europeus nos trópicos e na primeira capital do arquipélago de Cabo Verde. Foi primitivamente denominada como Ribeira Grande, vindo a mudar de nome para evitar ambiguidade com a povoação homónima, na ilha de Santo Antão.

Foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Devido à sua história, manifestada por um valiosos património arquitetónico, a 26 de junho do mesmo ano foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. A então denominada Ribeira Grande foi fundada em 1462, apenas dois anos após a chegada dos navegadores portugueses à ilha de Santiago, primeira das ilhas do arquipélago de Cabo Verde a ser descoberta. Ou seja antes da descoberta do Brasil.

A rua da Banana é a principal da Cidade Velha, mantendo a construção original,  feita com pedras e coberta com palha. Nela as pessoas moram e alguns oferecem hospedagem. Ideal para turistas que adoram viver a experiência de estar igual aos moradores da cidade. Tem uma feira de artesanato, mas com pouca coisa interessante.

Além se ser a primeira cidade fundada por europeus ao sul do deserto do Saara, e primeira capital de Cabo Verde, foi ainda a sede da primeira diocese da costa ocidental africana, solicitada por João III de Portugal ao papa Clemente VII em 1532, e instituída pela bula “”Pro excellenti”” no ano seguinte (1533).

A implantação da Cidade Velha obedeceu a condições naturais mais propícias à fixação humana, num vale profundo, na foz de uma ribeira perene – a chamada Ribeira Grande – onde existia exuberante vegetação. A abundância de água e as facilidades para a agricultura foram determinantes para a escolha deste sítio como centro do povoamento. A distribuição das principais edificações, a seu turno, tirou partido do terreno acidentado, organizando-se a povoação em anfiteatro, orientado ao mar.

Foi porto de escala de dois grandes navegadores: Vasco da Gama, em 1497, em sua viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia, e Cristóvão Colombo, em 1498, em sua terceira viagem para as Américas.

Author: João Alberto

Compartilhe este post