O maravilhoso restaurante Altar da chef Carmen Virginia

Fotos:JAMS/

Chef Carmem Virgínia

Chef Carmem Virgínia

Carmem Virgínia dos Santos não é só chef de cozinha e uma senhora chef. É na verdade uma figura encantadora, que conquista a todos. Além disso, ela revela, com orgulho, que é yabassé, a cozinheira dos orixás. Encarregada desde a infância de preparar toda a alimentação que envolve os rituais do candomblé em um terreiro no Recife, agora divide seu conhecimento com o público no restaurante Altar, Cozinha Ancestral, unindo os sabores da culinária africana e os temperos pernambucanos.

 

Os pratos principais

Os pratos principais

As entradinhas

As entradinhas

 

Carmem Virgínia é uma chef consagrada, que já participou de vários eventos gastronômicos no Sul e no exterior. Há um ano abriu, ao lado do pai de santo Everaldo Alves o restaurante Altar Cozinha Ancestral, em Santo Amaro. A casa é um enorme sucesso, sempre cheio. A razão é simples: além da alegria contagiante e de muito humor de Carmem Virgínia, um cardápio de pratos de orixás, cada um melhor que o outro.

No Altar, os clientes encontram clássicos da culinária local com toques diferentes da chef. O acarajé, por exemplo, vem com vatapá de bacalhau e molho nagô (à base de dendê e cachaça). Outro prato da casa é o Peixe à Inajá, feito com molho de coco com acaçá (prato de milho branco que é oferecido aos orixás) recheado com queijo coalho e banana.

altar11

Um dos itens do cardápio é o Omolucum (à base de feijão fradinho, camarões secos, ovos cozidos e azeite de dendê), servido com cauda de lagosta ao molho creole, feito com com leite de coco, rum, curry e O prato é batizado como Omolucum à Moda Spinelli, em homenagem à cantora Karynna Spinelli,  cebolas. Trata-se de uma tarefa impossível destacar algum prato. Todos são maravilhos, como a perfeita Galinha de Gabidela. E a seleção de sobremesas irresistível, a começar de uma cocada mole, servida numa panela. Não dá para não pedir bis.

altar12

O Altar Cozinha Ancestral fica numa casa simples, decorada com peças regionais, presenteadas pelos clientes, que também doaram os móveis do restaurante, que funciona para almoço, de terça a domingo e para jantar apenas para eventos reservados. O endereço é Rua Francisco Jacinto, 368, em Santo Amaro, uma transversal da Avenida Norte. Como é pequeno e está sempre cheio é bom fazer reserva, pelo telefone 3097-3548. Trata-se de uma experiência inesquecível. Pela qualidade da comida, pela oportunidade de conviver com uma figura especial, encantadora, que é Carmen. Estive lá e pretendo voltar muitas e muitas vezes.

 

Pai Everaldo e Carmem Virgínia

Pai Everaldo e Carmem Virgínia

cocada mole na panela

cocada mole na panela

Punheta

Punheta

O endereço

O endereço

 

 

 

 

Autor:: João Alberto

Compartilhe este post sobre