Falta de atores negros no Oscar causa revolta em Hollywood

Crédito: Reprodução/Facebook

Crédito: Reprodução/Facebook

Pelo segundo ano consecutivo não há negros entre os artistas ou diretores indicados à uma estatueta do Oscar. A falta de diversidade vem causando polêmica em Hollywood. Após diversos protestos, a própria presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, se pronunciou lamentando a falta de inclusão.

A presidente da Academia Cheryl Boone Isaacs - Crédito: Reprodução/Facebook

A presidente da Academia Cheryl Boone Isaacs – Crédito: Reprodução/Facebook

Em nota, a presidente da Academia afirmou que é tempo de mudanças e prometeu tomar medidas para incluir novos membros na Academia para “trazer a tão necessária diversidade”.  Boone Isaacs prometeu que a partir de agora, os Oscars serão mais inclusivos.  “Em 2016, o tema é a inclusão em todas as suas faces: gênero, raça, etnia e orientação sexual.”

Nota completa da Academia sobre a falta de diversidade nos Oscar - Crédito: Reprodução/Twitter

Nota completa da Academia sobre a falta de diversidade nos Oscar – Crédito: Reprodução/Twitter

Spike Lee, que foi homenageado no ano passado por sua obra, anunciou que irá boicotar a premiação deste ano.  Em comunicado por rede social na última segunda-feira, o diretor criticou a Academia e Hollywood. “Nós não podemos apoiar isso e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente [Cheryl Boone] Isaacs e a Academia. […] Quarenta atores brancos em dois anos e nenhuma personalidade. Não sabemos atuar?!”, escreveu. E completou: “É mais fácil para um afro-americano ser presidente dos EUA do que presidente de um estúdio de Hollywood”

Spike Lee anunciou que não irá para a premiação - Crédito: Reprodução/Instagram

Spike Lee anunciou que não irá para a premiação – Crédito: Reprodução/Instagram

A Academia teria deixado de reconhecer atores como Will Smith (Concussion), Idris Elba (Beasts Of No Nation), Michael B. Jordan (Creed). O problema maior, no entanto, como nota Spike Lee, está na falta de inclusão de atores negros nas produções, consequentemente, tendo menor representação nas premiações. Lee disse que a batalha acontece nos “escritórios executivos dos estúdios de Hollywood” que tem poder de decisão em projetos.

Os atores George Clooney,  David Oyelowo, Don Cheadle e Cuba Gooding Jr. e Jada Pinkett Smith foram alguns dos que também demonstraram sua insatisfação com a lista de indicados. A cerimônia do Oscar acontece no dia 28 de fevereiro em Los Angeles.

VENCEDORES – A premiação do Oscar chega a sua 88ª edição, e desde 1927, apenas 15 atores negros levaram uma estatueta para casa. A última foi Lupita Nyong’o, em 2013, por seu papel em 12 anos de escravidão.

Lupita Nyong'o venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2013 -  Crédito: Reprodução/Instagram

Lupita Nyong’o venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2013 –
Crédito: Reprodução/Instagram

Veja mais:
 – A lista dos indicados ao Oscar

– Os filmes do Oscar que ainda estão em cartaz

Compartilhe este post