Zap da folia e mais táxis nas ruas durante o carnaval do Recife

Zap da folia e mais táxis nas ruas durante o carnaval do Recife

selo carnaval governo

Crédito: Andréa Regô Barros/PCR

Crédito: Andréa Regô Barros/PCR

Na próxima sexta-feira, dia 5 de fevereiro, começa oficialmente o carnaval de Pernambuco com abertura no palco do Marco Zero. Mas, toda a preparação da cidade começa semanas antes, para que a estrutura montada nos diversos polos de diversão possa atender às exigências e necessidades dos foliões. Para esclarecer todos os detalhes, o secretário de imprensa do Recife, Alexandre Gabriel, presidiu a mesa da coletiva  que reuniu todas as secretarias da prefeitura do Recife, incluindo nomes como Camilo Simões, de turismo, Aline Mariano, de enfrentamento ao crack e outras drogas, Jailson Correia, de saúde, além da presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Fique por dentro de todas as ações que vão acontecer durante o período momesco:

CENTRAL DO CARNAVAL

Neste ano, a Central do Carnaval ficará dividida em dois espaços: um próximo à Torre Malakoff, na Rua do Observatório, e outro no Paço Alfândega. As estruturas montadas no Paço Alfândega  funcionarão a partir do dia 5 de fevereiro, com espaço para crianças, serviços de recreação e fraldário.  A Central do Carnaval vai contar com banco 24h, arena gastronômica, farmácia, entre outros serviços. O expediente da Arena Gastronômica a partir do dia 5 de fevereiro ao dia 9 será ampliado até às 2h.

MOBILIDADE

A frota de táxis, neste ano, foi ampliada. Serão 8 mil táxis para atender aos demais foliões durante o carnaval do Recife, 2 mil a mais comparado ao ano passado. Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a fiscalização será intensificada no período da folia, principalmente em relação aos estacionamentos irregulares.

Às 22h da próxima quarta-feira, dia 3 de fevereiro, a CTTU vai realizar a primeira etapa da operação Galo da Madrugada, com o fechamento da Ponte Duarte Coelho, quando será montada a estrutura do bloco.

A ponte só será aberta após a desmontagem de toda a estrutura, prevista para às 14h da Quarta-feira de Cinzas. A CTTU vai bloquear todas as vias do bairro do Recife a partir das 14h do dia 5 de fevereiro, com exceção da Avenida Cais do Apolo.

Foto ilustrativa - Crédito: Debora Rosa/Esp.DP/D.A.Press

Foto ilustrativa – Crédito: Debora Rosa/Esp.DP/D.A.Press

O Expresso da Folia volta a funcionar neste carnaval com 32 ônibus saindo dos shoppings RioMar, Recife, Plaza, Tacaruna e Boa Vista. Quem pegar o coletivo no Plaza, Tacaruna e Boa Vista vai embarcar e desembarcar na Avenida Cais do Apolo. Já os que optarem pelos shoppings Recife e RioMar terão o embarque e desembarque na Rua Madre de Deus. No sábado, o período de operação dos ônibus será entre 18h e 5h. Nos demais dias, os passageiros podem pegar os coletivos entre 15h e 5h. A passagem do Expresso custará R$7 e dá direito à viagem de ida e de volta.

ESTACIONAMENTO

Terão estacionamentos gratuitos durante os cinco dias de carnaval (5 a 9 de fevereiro): dois espaços na prefeitura do Recife, um no Tribunal Regional do Trabalho e outro no Tribunal Regional Federal, todos localizados na Rua do Apolo, com orientadores informando a melhor forma de chegar aos pontos da folia. Serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos.

TECNOLOGIA

O Conecta Recife voltará a funcionar, permitindo que foliões tenham acesso à internet gratuita na Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal. Pelo menos 300 pessoas podem se conectar simultaneamente na rua e na praça, e no Marco Zero, em média, 1200 podem desfrutar do sinal gratuito de forma espontânea.

Foto ilustrativa - Crédito: sxc.hu/Divulgação

Foto ilustrativa – Crédito: sxc.hu/Divulgação

A Empetur criou o Zap da Folia, através do telefone 81-99251-1757, para quem precisar saber informações sobre o carnaval de Pernambuco, com funcionamento durante 24hs por dia, a partir desta quinta-feira, dia 29 de janeiro, até o dia 10 de fevereiro.

SAÚDE

A Vigilância Sanitária vai fazer todo o monitoramento e inspeção dos lugares que vão oferecer comida durante o carnaval, desde o barraqueiro de rua até o camarote durante a semana que antecede o carnaval e o pós-folia. Haverá distribuição de 900 mil preservativos masculinos, 30 mil femininos e 50 mil unidades de gel lubrificante.

 

Author: Thayse Boldrini

Compartilhe este post