Pernambucano pode ser ministro do STF

Crédito: Divulgação/helenotorres.com.br

Crédito: Divulgação/helenotorres.com.br

Cotado para o STF (Supremo Tribunal Federal), o advogado pernambucano Heleno Torres disse que Michel Temer é o “melhor presidente” que o país poderia ter neste momento de “travessia até 2018” e criticou a exposição pública “excessiva” de magistrados. Em entrevista à Folha de São Paulo, o professor titular de direito financeiro da USP observou que convive com o presidente há muitos anos no meio acadêmico paulistano, onde ambos fizeram carreira. “Não conheço pessoa mais elegante e equilibrada”, comentou.

Ele desqualificou questionamentos sobre a possibilidade de Temer intervir no curso da Operação Lava Jato com a indicação de um nome com vínculos pessoais à vaga no STF de Teori Zavascki “Não há [risco]. São suposições”, reagiu.

O advogado disse que não foi procurado pelo presidente, mas que, se o for, aceitará. “Como disse o ex-ministro Carlos Velloso, cargos como ministro do Supremo, você não pede, mas, se convidado, não recusa”, respondeu.

Não é a primeira vez que o nome de Torres aparece na lista de possíveis ministros: ele foi cotado pela então presidente Dilma Rousseff em 2013. Na ocasião, repetiu-se que o professor era ligado a Lewandowski e a quadros do PT. Hoje, suposto vínculo não é mais apontado -o pernambucano, que defendeu a Lava Jato, é visto como um técnico de bom trânsito entre diferentes grupos políticos.

Ele defendeu que a relatoria da Lava Jato seja redefinida em sorteio entre todos os ministros já em atuação no Supremo, não apenas àqueles que compunham turma com Teori -Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello.

Diante do volume crescente de processos no STF, o professor defendeu a limitação do foro privilegiado, mas não quis especificar a quais cargos. “A decisão tem de ser do Congresso”, frisou. Heleno Torres argumentou que sua especialização em direito financeiro é um diferencial para lidar com processos em curso como o da dívida dos Estados e a repatriação de recursos -ele é um dos formuladores da proposta que originou o programa do governo Temer.

Author: João Alberto

Compartilhe este post