PET Social: Maria Eduarda Pinteiro e o amor pela causa animal

PET Social: Maria Eduarda Pinteiro e o amor pela causa animal

selo pet-social

Duda e Miwzet - Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Duda e Miwzet – Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

O cuidado que a publicitária Maria Eduarda Pinteiro tem com os animais vai muito além dos limites de sua casa. Responsável por três gatas resgatadas, Duda mantém a ONG Efeito Animal, que ajuda abrigos e cuidadores de animais. A história começou há 17 anos, quando achou uma gatinha preta no térreo do condomínio onde morava e passou a cuidar dela. Com o tempo, levou a gata para casa e começou a chamá-la de Miwzet ou Miw.

Miwzet já tem 17 anos - Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Miwzet já tem 17 anos – Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Um ano depois, outra gatinha foi encontrada no prédio e, mais uma vez, Maria Eduarda decidiu adotá-la. Miwzet começou a dividir espaço com Toquinho. Com a chegada dos animais, tudo mudou na família. Se antes os pedidos para ter um bichinho de estimação eram negados por sua mãe, agora todos passaram a se preocupar com a causa animal e ajudar animais abandonados e carentes.

Toquinho foi a segunda a chegar na casa e também foi adotada - Crédito: Arquivo Pessoal

Toquinho foi a segunda a chegar na casa de Maria Eduarda e também foi adotada – Crédito: Arquivo Pessoal

Há dois anos, as gatas idosas – que já estão bem mais pacatas – ganharam uma nova companhia, a Carlota. Agitada, a jovem gatinha branca e marrom trouxe mais alegria para a casa. “Uma amiga achou ela e trouxe para eu cuidar até achar uma adoção, mas acabei ficando com ela porque nós nos apegamos”, explica Duda.

Calota é a mais nova da família - Crédito: Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Carlota é a mais nova da família – Crédito: Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Apesar de muitos acharem que são animais frios e ariscos, Miwzet, Toquinho e Carlota mostram que gatos têm um comportamento que vai além do carinho e atenção. Cada gatinha tem uma pessoa especial na casa: Toquinho adora os carinhos de Duda , enquanto Miwzet é mais apegada à mãe de Eduarda e Carlota ama a irmã da publicitária, Carolina. “Elas têm um pouco de medo de visitas, mas são muito queridas com todos da casa e se dão bem com todo mundo”, explica Eduarda.

Carlota é a mais novinha da família e ainda é bem brincalhona - Crédito: Arquivo Pessoal

Carlota é a mais novinha da família e ainda é bem brincalhona – Crédito: Arquivo Pessoal

E, se dependesse de Duda, a casa teria mais moradores peludos: “Eu queria muito ter mais gatos. Sempre que vejo um na rua tenho vontade de pegar. Mas meus pais não permitem e também sei que gatos não gostam de animais novos em casa”. Por este motivo, ela vai ajudando como pode.

Duda Pinteiro e Miwzet - Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Duda Pinteiro e Miwzet – Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Quando percebeu que não poderia cuidar sozinha de todos os animais que queria, Maria Eduarda Pinteiro criou, em 2013, junto com a amiga Sylvia Assumpção, a ONG Efeito Animal. A organização tem mais de 15 mil seguidores no Instagram e arrecada alimentos, remédios e doações para animais em situação de risco e para auxiliar no trabalho dos protetores. Elas também têm a missão de ajudar os bichinhos a encontrarem um novo lar através da adoção responsável.

Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

No site da organização, Maria Eduarda e Sylvia também escrevem sobre vários assuntos relacionados à causa, buscando conscientizar o maior número de pessoas sobre o assunto e aumentar ainda mais a rede de cuidado. Quem sabe assim, outras “Miwzetes, Toquinhos e Carlotas” também terão uma chance de encontrar um lar tão amoroso quanto o de Duda.

Duda e Miwzet - Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Duda e Miwzet – Crédito: Gabriel Melo/Esp. DP

Carlota ganhou até um aniversário de dois anos - Crédito: Arquivo Pessoal

Carlota ganhou até festa de aniversário quando completou dois anos – Crédito: Arquivo Pessoal

Toquinho é bastante apegada a Duda - Crédito: Arquivo Pessoal

Toquinho é bastante apegada a Duda – Crédito: Arquivo Pessoal

Leia mais:

PET Social: “É o xodó da casa”, disse Carolina Apolinário sobre a companheira Kate

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe este post