Parque Dois Irmãos se posiciona sobre denúncia de maus tratos aos ursos

Parque Dois Irmãos se posiciona sobre denúncia de maus tratos aos ursos

Crédito: Instagram/Reprodução

Após publicação no Blog João Alberto sobre a denúncia da ativista Luísa Mell quanto aos maus tratos sofridos pelos ursos no Parque dos Irmãos, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade enviou um comunicado sobre o caso. Leia na íntegra:

PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS (PEDI) – SEMAS/PE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Recife, 19 de outubro de 2018.

Tendo em vista as noticias recentes veiculadas em redes sociais sobre maus tratos ao casal de ursos-pardos (Ursus arctos), a equipe técnica do Zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos vem esclarecer que:

1. O histórico dos animais aponta que os mesmos vieram do Zoológico de Goiania em 06/04/2003, estando desde então sob os cuidados da equipe técnica do Zoo Dois Irmãos (há 15 anos). Os animais são nascidos em cativeiro, o macho, em 1998 e a fêmea, em 2001, e portanto estão com 20 anos e 17 anos de idade, respectivamente. A estimativa de vida dessa espécie em vida livre é de 25 a 30 anos.

2. A espécie possui hábitos alimentares onívoros, recebendo uma dieta balanceada, formulada pelo zootecnista do Parque à base de ração, carne, peixe, frutas, vegetais e melaço, que são fornecidas duas vezes ao dia, totalizando 7.500 Kcal/dia para o macho e 5.000 Kcal/dia para a fêmea.

3. A espécie possui ampla distribuição geográfica, habitando diversos países e habitats variados desde florestas a desertos, o que faz com que a mesma conviva com amplas variações de temperatura. Vale salientar que o Zoológico Dois Irmãos está situado dentro de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o que faz com que a temperatura seja mais amena, como pode ser visto em “CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO URBANAS: CASO DO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS”. As temperaturas não apresentam grande variação ao longo do ano, sendo o gradiente térmico considerado inexpressível, com valores menores que 5°C. É possível observar que o período de elevação da temperatura ocorre entre os meses de novembro a março. Os valores médios máximos de temperatura mantêm-se em torno de 27°C no período seco, com máximas em janeiro e fevereiro, registrando uma pequena tendência de queda térmica a partir de março, para então cair a uma média de 24°C, no período chuvoso. A temperatura média mensal é de 23°C (Coutinho et al., 1998).”

4. O Zoológico Dois Irmãos completou 79 anos em 14 de janeiro deste ano. O Zoológico conta com recintos novos e outros reformados recentemente, como o serpentário, aviários, recintos para primatas, e também conta com alguns recintos com uma concepção mais antiga, o que é o caso do recinto dos ursos. O recinto atual dos ursos possui uma área externa de 223,2 m2, um tanque de 12 m2 e área interna de cambeamento/maternidade de 20 m2, correspondendo a área mínima exigida pela Instrução Normativa Nº 07 de 2015 do IBAMA, que rege os zoológicos.

5. Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, foi realizada uma obra na área interna do recinto dos ursos, ampliando a área dos animais em 65m². O espaço, embora não esteja visível ao público, conta com uma camada de folhas secas sobre o solo (folhiço) e tanque para banho, onde os animais têm acesso livre durante praticamente todo o dia, fornecendo aos mesmos uma melhor qualidade de vida. A mesma foi construída visando um local mais adequado para que os animais possam permanecer por alguns dias enquanto será realizada a reforma da área externa do recinto, que hoje é formada por um tanque, uma caixa de areia, sombreamento e parte de piso de concreto.

6. Para a área externa do recinto estão previstas a ampliação da área de escavação, garantindo o comportamento natural da espécie, a colocação de novos troncos, plantas e a implantação de um jirau – espécie de plataforma de madeira que irá melhorar a complexidade do recinto e dar outras opções de atividades aos animais, com previsão de implantação até o final do ano. Além disto, houve também modificação no fosso do recinto para que este se transformasse em área de banho.

7. Entre os cuidados diários da equipe formada por veterinários e biólogos, os ursos recebem diversos tipos de enriquecimentos – ambiental, alimentar, cognitivo, sensorial e social que estimulam seus comportamentos naturais e consequentemente o seu bem-estar, minimizando os comportamentos estereotipados que podem ocorrer em animais cativos.

8. A equipe também vem utilizando técnicas de condicionamento com a finalidade de facilitar os manejos diários no momento de higienização do recinto e dos cambeamentos, ou para facilitar a proximidade com os animais quando há necessidade de tratamento.

9. Em relação à saúde dos animais, nestes 15 anos sob cuidados da equipe do zoo Dois Irmãos, estes animais nunca apresentaram nenhuma enfermidade mais grave, limitando-se a conjutivite e lesões cutâneas provocadas pelo comportamento natural dos animais que interagem entre si, ou por comportamento reprodutivo.

Dessa forma, a equipe do Parque Dois Irmãos ressalta que o seu compromisso é com o bem-estar de todos os animais.

Gerência de Comunicação
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS/PE

 

DESCRIÇÃO DA ÁREA DO RECINTO:

Crédito: PEDI/Divulgação

ÁREA EXTERNA – Formada por tanque, fosso úmido (toda a área do fosso agora também tem água para banho), tanque de areia (para cavar).

ÁREA NOVA – Pergolado em formato de L: Possui tanque para banho, área de sol e área de folhiço (folhas secas).

ÁREA COBERTA – ATRÁS – Área externa coberta com comedouro, bebedouro e caixa de areia, para quando o animal precisar ficar preso.

 

Leia mais: 
Luísa Mell denuncia maus tratos aos ursos do Parque Dois Irmãos no Recife

Author: Juliana Aguiar

Compartilhe este post