Hoje tem Feira do Japão no Recife Antigo

Será hoje, a feira que leva a cultura nipônica ao Bairro do Recife, todos os anos. A 22ª Feira Japonesa do Recife celebra, este ano, os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e os 60 anos dessa mesma imigração na cidade de Bonito, Agreste de Pernambuco.

Das 11 às 20h, recifenses e turistas terão a oportunidade de conferir, no palco da feira, atrações culturais japonesas, como a do grupo de música japonesa Kaito Shamidaiko, que virá de São Paulo e promete ser o destaque deste ano. O grupo se apresenta em dois horários (12h e 18h20) com taiko (tambor japonês), shamisen (instrumento de três cordas) e canto.

Outra novidade deste ano é a decoração especial. As ruas do Recife Antigo, onde a feira ocorrerá, rua do Bom Jesus, rua Domingos José Martins, rua Barão Rodrigues Mendes, além da praça do Arsenal da Marinha, serão decoradas com Nobori, coloridas bandeiras verticais, em formato de estandartes, muito usados em festivais e eventos esportivos japoneses.

A abertura oficial será feita com a quebra do barril de saquê (Kagami Wari), tradicional vinho japonês, e contará com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e do cônsul geral do Japão, Jiro Maruhashi. Antes disso, subirão ao palco o coral infantil do curso de japonês da Associação Cultural Japonesa do Recife- ACJR, que dará início ao evento, seguido do som dos tambores do grupo Ren Taiko Recife, fazendo sua primeira apresentação do dia (a segunda- e última- será às 18h). Também se apresentam as crianças da Escola de Limoeiro, Tatakinan, Coral Hatsuhinode e Jampa Koto de João Pessoa, grupos de artes marciais e a Escola de Frevo do Recife, que fechará as apresentações, às 19h, promovendo um intercâmbio cultural. Um desfile de yukata, quimono de verão dos japoneses, promete movimentar o fim de tarde e atrair olhares curiosos sobre a moda oriental.

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post