Dez artistas locais leiloam peças para ajudar a preservar a cultura popular

Créditos: Divulgação

Dez artistas pernambucanos se engajaram ao projeto Memórias de Pernambuco e doaram suas obras para um leilão em prol do financiamento coletivo para produzir minidocumentários sobre os patrimônios vivos de Pernambuco. As obras de Dani Acioli, Maurício Silva,Teresa Maia, Isabela Cribari, Helia Sheppa, Alcione Ferreira, Gustavo Bettini, Hesíodo Góes, Claudia Jacobovitz e Yêda Bezerra de Melo estarão expostas e serão arrematadas nesta quinta-feira (21), às 19h, no mezanino da Mercearia do Braz, na Boa Vista.

Pernambuco foi o primeiro do Brasil a instituir o Registro do Patrimônio Vivo em 2002 para homenagear estes mestres e mestras, mas desde então, 13 já faleceram sem terem a riqueza de suas criações e saberes reunidos em um único acervo. Foi assim com Selma do Côco, José Pimentel,  Ana das Carrancas e outros. São saberes, tradições que correm o risco de se perder no tempo, que deixam de ser conhecidos e valorizados por futuras gerações, por outros países, outras culturas.

O propósito do projeto Memórias de Pernambuco é reunir essa riqueza imaterial de criações e conhecimento em uma plataforma de visitação com conteúdo a ser disponibilizado gratuitamente na internet para que legado seja preservado e imortalizado. A ideia é produzir uma galeria virtual onde essas personalidades falem sobre seus trabalhos e trajetórias de vida, depoimentos que registrados em minidocumentários de 15 minutos que, reunidos, mostrarão ao mundo o legado da cultura tradicional de Pernambuco.

Confira:

Author: Lívia Rosa

Compartilhe este post