Orlando Drummond, que eternizou Seu Peru, ganha biografia aos 100 anos

Ator, dublador, comediante e radialista, conhecido sobretudo pelo personagem Seu Peru, na Escolinha do Professor Raimundo, Orlando Drummond completou 100 anos em outubro passado. A biografia Orlando Drummond – Versão brasileira (Editora Gryphus) acaba de ser lançada pelo jornalista carioca Vitor Gagliardo. “Ele costuma brincar que começou como um galo e terminou como um peru. É uma frase que sempre repete e virou uma espécie de mantra dele”, conta o biógrafo.

Vitor Gagliardo já tinha proximidade com a família do artista. Sua mulher é amiga do dublador Felipe Drummond, neto de Orlando. “Ele é um dos meus ídolos e eu o conheci no casamento do Felipe. Um tempo depois, me veio a ideia: por que não fazer um livro sobre ele? Ele é uma referência na dublagem, uma figura que faz parte da história do rádio, da TV. Fui demorando um pouco para absorver a ideia, amadurecendo-a e procurei a família. Ele sempre se mostrou solícito, desde o começo”, diz.

Sobre a obra, Orlando Drummond disse que poder contar sua história é também um modo de falar sobre o que aconteceu no mundo ao longo do último século. “Pude presenciar a tecnologia dos primórdios do rádio, o início da dublagem e da televisão no Brasil. Fui do filme de rolo ao computador de última geração. Minha biografia é um passeio pela história e pela cultura do Brasil”, afirmou.

A ligação do ator com sua família é um dos pontos que mais chamaram a atenção do autor. A paixão praticamente à primeira vista por Glória resultou num casamento de quase sete décadas, com direito a uma lua de mel com a presença do cunhado. “Ao longo das entrevistas que fiz, ele sempre fez questão de enfatizar a importância da família em sua vida. Em alguns momentos, chegou a se sentir um pouco culpado por se dedicar tanto ao trabalho, muitas vezes, em dois empregos. Ele tinha esse dilema”, comenta.

Orlando Drummond Versão brasileira Gryphus Editora (340 páginas) R$ 69,90

Author: Marina Simões

Compartilhe este post