Fernanda Pessoa responde dúvidas sobre a preparação na reta final para o Enem

Fernanda Pessoa responde dúvidas sobre a preparação na reta final para o Enem

A pouco mais de um mês do Enem, muitos feras estão cobrindo os detalhes finais da sua preparação para a prova mais importante do Brasil. Um dos calos de muitos estudantes no exame é a Redação, etapa decisiva na hora de conquistar uma vaga.

Fernanda Pessoa – Crédito: Divulgação

Referência no assunto, a professora Fernanda Pessoa integra o elenco do Enem em Cartaz, projeto que promove revisões no cinema do Shopping Recife, aos Domingos de 24/09 a 15/10. A professora aproveitou uma pausa nos intervalos das suas aulas para responder algumas dúvidas sobre a preparação do aluno neste momento.

Como a família pode ajudar na preparação do fera nesta reta final para o Exame?
A família pode ajudar agora apoiando, sem cobrar tanto e observando mais o comportamento do aluno pra evitar problemas como ansiedade, depressão ou algo do tipo. Neste momento é importante cuidar. Sempre sugiro aos pais dos meus alunos para investirem em surpresas simples como um chocolate na cama ou uma rosa ou um feijão preferido. Agora o Mimo fará a diferença, o momento de cobrar já passou.

Como a leitura influencia no desenvolvimento na prova?
Hábitos de leitura ajudam, e muito, na hora de interpretar a questão. Competência essencial já que o maior segredo está no enunciado. E, quando o candidato já é um leitor, ele não se cansará tão rápido durante a prova, ele é mais resistente!

O que se deve evitar escrever na Redação?
Deve evitar na redação fórmulas prontas, ideias óbvias, citações desconexas, sem critérios. E, claro, erros gramaticais.

Qual dica você daria para o aluno nesta reta final de preparação para a prova?
Agora é focar no sonho, no objetivo, em onde se deseja chegar! O tempo deve ser investido em questões e aulas, já que o aluno não consegue mais estudar tanto tempo sozinho por causa do cansaço!

Leia mais:

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post