Serra da Estrela: o ponto mais alto de Portugal

Fotos: Sheila Wanderley/

Já tinha estado na Serra da Estrela, há alguns anos, com Assis Farinha, numa época de inverno, com muita neve. Agora voltei no verão, num panorama inteiramente diferente. São 200 km do Porto, entre autoestradas e vias regionais, algumas com muitas curvas e cenários leslumbrantes, na subida e na descida.

A cidadezinha mais importante da Serra, bem no meio do maciço, é Manteigas, um lugarejo tranquilo e agradável, no Vale Glaciar do Zêzere. A estrutura turística é boa, com hotéis, restaurantes e lojinhas de produtos típicos, mas sem perder aquela cara de cidade pequena portuguesa tradicional. Todos os seus hotéis possuem restaurante, mesmo porque não há quase outras opções para o turista. Outra didezinha interessante é Seias, onde almocei e ouvi do dono do restaurante a triste informação de que iria fechar a casa, especialmente pela falta de funcionários para tocar a casa, mesmo com bom movimento, especialmente no inverno.

No alto, onde funciona uma estação de esqui no inverno, é possível uma vista deslumbrante, do ponto mais alto de Portugal, com 1.993 metros. Lá existem um centro comercial, com várias lojinhas, oferecendo artesanato e os famosos queijos e embutidos da região. Impossível sair sem uma pesada sacola.

Além disso, a visita à Serra da Estrela permite um ótimo contato com o interior do país, conhecer o povo dessa região de Portugal, muito diferente daquele que habita grandes cidades, como Lisboa ou Porto, passar por pequenas fazendas de criação de ovelhas, vales glaciares, pequenos lagos, florestas que se tornam, no outono amarelo-avermelhadas, experimentar a culinária local e seus famosos queijos, feito de leite de cabra. Um charme

Author: João Alberto

Compartilhe este post