Entenda o significado do termo ‘cancelamento’ para os internautas

No mundo da internet o verbo ‘cancelar’ ganhou um novo significado. Conhecido por ser aplicado em seu sentido tradicional, como desmarcar um compromisso agendado ou deixar de assinar um determinado serviço, a palavra também está sendo usada para se referir a pessoas. Na web, o ato de “cancelar alguém” é, geralmente, aplicado a figuras públicas que realizam ações consideradas ofensivas, preconceituosas ou de fácil crítica.

A cultura do cancelamento ganha cada vez mais adeptos e segue uma dinâmica semelhante na maioria das vezes: em determinada rede social – Twitter, Instagram, Facebook, entre outras – o cancelamento é decretado, gerando uma onda de comentários. Logo, a ação se espalha pelas demais redes e acaba por estampar manchetes e, normalmente, é seguida de uma retratação do “cancelado”, que pode ou não ser acatada por seus críticos.

Recentemente, com a ascensão do Big Brother Brasil, o verbo ganhou ainda mais força. Pelo fato da 20ª edição do reality show da Rede Globo apresentar diversas polêmicas, boa parte do seu elenco virou alvo dos internautas, sendo alguns “absolvidos” do cancelamento e outros condenados, como foi o caso do brother Daniel, eliminado do programa na última terça-feira (24). A quantidade de punições e a falta de atenção contínua do participante incomodaram os telespectadores, que não pouparam reclamações acerca das atitudes dele.

Em 2019, o funkeiro MC Gui também foi cancelado após postar um vídeo no Instagram no qual ri de uma criança, gravado em uma viagem à Disney. No vídeo, que foi apagado, a menina está visivelmente incomodada. Acusado de bullying nas redes sociais, o artista teve contrato e shows (literalmente) cancelados e publicou um vídeo de desculpas. Em contrapartida, porém, ganhou milhares de seguidores durante a polêmica.

“Há um aspecto performativo no cancelamento, ele paradoxalmente amplifica aquilo que busca suprimir, mesmo que só naquele momento”, diz um artigo publicado pelo site do dicionário de língua inglesa Merriam-Webster em julho de 2019. Essa justificativa também se aplica ao caso da blogueira Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, que entrou no BBB com o objetivo de ampliar as vendas de seus cosméticos. Apesar de se envolver em polêmicas na casa e ser cancelada e eliminada pelo público, Bianca conseguiu atingir seu objetivo e viu seus produtos esgotarem rapidamente.

Portanto, é válido lembrar que ao “cancelar” alguém publicamente, o alvo do cancelamento acaba se tornando objeto de atenção. Isso seria uma perda do objetivo inicial, na visão do artigo, uma vez que “o objetivo por trás do cancelamento é muitas vezes negar essa atenção, para que a pessoa perca sua relevância cultural”.

Origem do termo

A união do verbo ‘cancelar’ a assuntos ligados a celebridades, ganhou força em 2017, quando o movimento #MeToo, reportou uma série de denúncias sobre assédio sexual contra homens poderosos e conhecidos mundialmente. O ato ganhou força e se espalhou rapidamente pela internet, desencadeando uma série de denuncias e insatisfações contra os mais variados tipos de ações realizadas por celebridades.

Atualmente, com a força e o espaço que a Cultura do Cancelamento adquiriu, qualquer entrevista, discurso ou publicação em que a pessoa se expresse equivocadamente, pode se tornar alvo de críticas que se espalham rapidamente pelas redes. Por isso, é válido ressaltar a importância de ponderar e avaliar as ações dos indivíduos, antes de tomar como verdade absoluta o que se é propagado na web, evitando assim o julgamento – em alguns casos – equivocado.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post