Paço do Frevo realiza encontro sobre costureiras da cultura popular

Projeto Observatório do Frevo começa sua temporada 2022 – (Foto: Anderson Stevens/Divulgação)

O projeto Observatório do Frevo, realizado pelo Paço do Frevo, começa suas atividades deste ano com um encontro sobre arte e memória das costureiras da cultura pernambucana. Com o tema “Tecendo sonhos e memórias: costureiras das culturas populares”, a conversa contará com as costureiras Goretti Caminha, que também é pedagoga e filha da carnavalesca Sevy Caminha, e Betânia Borges, mulher transgênero que confecciona figurinos para o período carnavalesco e junino. A mediação é de Mikaella Rodrigues, cientista social e educadora do Paço do Frevo.

O encontro será realizada de forma híbrida, com o presencial, realizado no museu, limitado a 15 pessoas, mas também com a possibilidade de participação virtual pela plataforma Zoom. Ambas as formas possuem acesso gratuito, começando às 15h desta quarta-feira (30). A conversa marca as atividades de março do Paço, voltado para as contribuições e o protagonismo feminino dentro da cultura popular.

Goretti e Bethânia falarão sobre suas experiências e vivências, assim os aspectos de seus ofícios que envolvem um conjunto de saberes e modos de fazer marcados pela criatividade e transmissão dos conhecimentos.

O Observatório do Frevo está em atividade desde 2014, trazendo debates, interlocuções, estudos e pesquisas sobre o Frevo, sobre o Patrimônio Cultural e temas relacionados. Em 2022, a programação seguirá em formato híbrido. (Diario de Pernambuco)

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post