Pesquisa do Ipec hoje terá novidades

A sexta pesquisa presidencial do Ipec (ex-Ibope) será divulgada na noite de hoje, uma semana após a mais recente, que mostrou Lula 16 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro.

Encomendada pela Globo, começou a ser apurada ontem e as últimas entrevistas acontecerão realizada na própria segunda-feira. O instituto entrevistará presencialmente 3.008 pessoas acima de 16 anos em todos os estados brasileiros. A “margem de erro máxima” é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Será a primeira pesquisa já feita na última semana da eleição. Um tempo em que há possibilidades de alterações rápidas do quadro, uma vez que o interesse do brasileiro na eleição cresce de maneira exponencial. Duas das das perguntas, aliás, são sobre o grau de interesse sobre o pleito em geral e sobre a escolha do presidente da República em particular. As entrevistas estão sendo feitas em meio ao reforço do ataque da campanha de Bolsonaro sobre Lula no horário eleitoral. Peças com slogans como “Ladrão nunca mais” ou “Não deixe ele te roubar de novo” começam a ser exibidas neste fim de semana. 

De um lado, a pesquisa se dá ainda num clima de uma busca de Lula pelo voto útil, que poderia levá-lo à vitória definitiva no dia 2; e, de outro lado, com um Ciro Gomes mais agressivo tentando defender sua cidadela de votos para não terminar a eleição sendo tragado pelo voto útil.

A outra grande dúvida desta reta final diz respeito a abstenção. O Ipec incluiu pela primeira vez duas perguntas sobre o tema. Inicialmente, questionará se o entrevistado vai votar no dia 2. E, para aqueles que responderam que “não”, quer saber por qual razão: “medo de violência”, “viagem”, “meu voto não faz diferença”, “trabalho”, “não tenho interesse”, entre elas.

No questionário do Ipec, há também as perguntas clássicas: em quem o entrevistado vai votar para presidente (e no qual ele vai responder tanto de forma espontânea quanto estimulado por uma lista de nomes), assim como se a decisão já é definitiva, o grau de rejeição a cada um dos candidatos e qual a expectativa sobre quem vencerá o pleito, independentemente do candidato escolhido. 

​​​​​​​O Ipec está querendo saber ainda em quem o eleitor vai votar num segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o grau de aprovação do governo e se o brasileiro está otimista em relação ao futuro do país.

Author: João Alberto

Compartilhe este post