O Guacamole do chef Thiago Rangel

O quarto e último chef convidado para nossa série especial foi Thiago Rangel, que preparou uma receita leve de guacamole para dividir com os amigos numa tarde de verão. O resultado final é fiel à receita original do prato, mas pode ser adaptado a partir de ajustes nas quantidades de cada ingrediente, conforme as preferências de quem o prepara. Depois de uma longa temporada no Canadá, Thiago mescla aqui no Recife os conhecimentos que adquire ao longo de suas viagens. Este guacamole, por exemplo, é fruto de suas experiências agregadas a dicas que recebeu de uma amiga mexicana.

O chef Thiago Rangel mostra seu guacamole - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Para começar, veja duas dicas fundamentais ao preparo do guacamole, que podem ser úteis em outros pratos:

PARA CONSERVAR O ABACATE: Esta é para impedir que o abacate mude de cor ou textura conforme ficar exposto ao ar ambiente. O segredo é deixar o caroço da fruta junto à sua polpa. O contato entre eles evita a oxidação do abacate e ajuda a conservá-lo fresco e em tom verdinho, mesmo quando já maduro.

PARA SERVIR: A apresentação do prato pode variar conforme a formalidade da ocasião. Para uma reunião entre amigos, na função de aperitivo, o guacamole pode ser servido com nachos, torradas, wraps e salgadinhos industrializados. Já para uma refeição mais composta, a dica é servi-los enrolados nos wraps, acompanhados de cubos de frango grelhado ou peixe grelhado.

Guacamole em sua apresentação informal - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Em apresentação mais elaborada, em fatias de wrap - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Em apresentação mais elaborada, em fatias de wrap - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Agora, vamos aos ingredientes do prato:

  • 1 abacate
  • 1 tomate picado sem semente
  • 1/2 cebola roxa picada
  • coentro picado
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada
  • suco de um limão
  • sal a gosto

Para preparar, basta retirar toda a polpa do abacate e amassá-la até obter  uma pasta. Para conservar sua cor e textura, manter o caroço em contato com esse creme. Em seguida, misturar o tomate, a cebola, o coentro e a pimenta, todos picados. Na sequência, é só adicionar suco de limão até conseguir um sabor levemente ácido, quebrando o adocicado do abacate – especialmente se maduro – e agregar sal a gosto. Na hora da apresentação, a formalidade da ocasião deve ditar a arrumação do prato – com nachos, wrap ou torradas. Para decorar, crisps de cebola, que são vendidos prontos em lojas de conveniência.

Os ingredientes do guacamole - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Confira o vídeo:

Imagens: Larissa Lins // Edição: Tatiana Sotero

 

Leia outras notícias desta série:

O Jardim de Verão do chef Pedro Godoy

A salada de polvo do chef César Santos

O baião caipira do chef Bruno Catão

 

 

Author: admin

Compartilhe este post